Breve histórico do Município de São Félix do Xingu - PA

#sãofelixdoxingu 18 DE JUNHO DE 2016
Gentílico: xinguense
São Félix do Xingu Pará - PA

O TERRITÓRIO do atual município de São Félix do Xingu, localizado na zona fisiográfica do mesmo nome, fora habitado, primitivamente, por índios. Quanto à sua origem histórica pouco se conhece. Sabe-se, porém que foi desmembrado do município de Altamira, ex-Xingu, donde fazia parte como distrito, no anos de 1936 e 1937.

Entretanto, essa situação perdurou, somente, até 1938, quando, em virtude da extinção daquele predicado, passou a figurar como zona do distrito de Novo Horizonte, no município de Altamira.

Com o desenvolvimento da produção do arroz com casca, da borracha, da seringa e do milho, a localidade prosperou, e, em 1961, emancipou-se político-administrativamente.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São Félix do Xingu, pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembrado de Altamira. Sede no atual distrito de São Félix do Xingu ex-localidade. Constituído de 2 distritos: São Félix do Xingu, e Gradaús. Desmembrado de Altamira. Instalado em 10-04-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: São Félix do Xingu e Gradaús.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município aparece constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 2005, o município aparece constituído de 5 distritos: São Félix do Xingu, Taboca, Vila Ladeira Vermelha, Vila Lindoeste e Vila Nereu.
IBGE

Qual o seu nível de satisfação com essa página?