Resumo
INSTITUI O PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGU- PA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
justificativa
{\RTF1\ANSI\ANSICPG1252\DEFF0\NOUICOMPAT\DEFLANG1046{\FONTTBL{\F0\FSWISS\FPRQ2\FCHARSET0 ARIAL;}{\F1\FNIL\FCHARSET0 CALIBRI;}}
{\COLORTBL ;\RED0\GREEN0\BLUE0;}
{\STYLESHEET{ NORMAL;}{\S1 HEADING 1;}{\S2 HEADING 2;}{\S3 HEADING 3;}{\S4 HEADING 4;}{\S5 HEADING 5;}{\S6 HEADING 6;}}
{\*\GENERATOR RICHED20 10.0.19041}\VIEWKIND4\UC1
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B\F0\FS18\LDBLQUOTE\UL PROJETO DE LEI N\'BA 007/2021, DE 20 DE SETEMBRO DE 2021.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI5103\RI103\SL276\SLMULT1\QJ\ULNONE\B0\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI5103\SL276\SLMULT1\QJ\B INSTITUI O PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENT\'C1VEL DO MUNIC\'CDPIO DE S\'C3O F\'C9LIX DO XINGU- PA E D\'C1 OUTRAS PROVID\'CANCIAS\B0 .\B\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
\TAB O \B PREFEITO MUNICIPAL DE S\'C3O FELIX DO XINGU\B0 \ENDASH ESTADO DO PAR\'E1, COM FUNDAMENTO NOS INCISOS XII E XIII DO ARTIGO 90 DA LEI ORG\'E2NICA DO MUNIC\'EDPIO (LOM), FAZ SABER QUE O PLEN\'E1RIO DA \B C\'C2MARA MUNICIPAL\B0 APROVOU E ELE SANCIONA A SEGUINTE LEI ORDIN\'E1RIA:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B\PAR
\PARD\KEEPN\WIDCTLPAR\S6\LI2268\SL276\SLMULT1\QC CAP\'CDTULO I\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC DISPOSI\'E7\'F5ES PRELIMINARES\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 1\'BA O PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENT\'E1VEL DO MUNIC\'EDPIO DE S\'E3O F\'E9LIX DO XINGU - PLAMUS \'E9 UM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO URBANO QUE, JUNTAMENTE COM O PLANO DIRETOR E DEMAIS LEIS URBAN\'EDSTICAS, REGULAMENTAM A POL\'EDTICA DE MOBILIDADE COM FUNDAMENTO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENT\'E1VEL URBANO E AMBIENTAL DA CIDADE.\PAR
\PAR
ART. 2\'BA A POL\'EDTICA MUNICIPAL DE MOBILIDADE \'E9 O INSTRUMENTO DE INTEGRA\'E7\'E3O ENTRE OS DIFERENTES MODOS DE TRANSPORTE E VISA \'E0 MELHORIA DA MOBILIDADE DAS PESSOAS E CARGAS NO TERRIT\'F3RIO DO MUNIC\'EDPIO E O ACESSO UNIVERSAL A CIDADE.\PAR
\PAR
ART. 3\'BA AS DIRETRIZES DESTA LEI DEVER\'E3O SER, OBRIGATORIAMENTE, CONTEMPLADAS NO PLANO PLURIANUAL, NA LEI DE DIRETRIZES OR\'E7AMENT\'E1RIAS E NA LEI DO OR\'E7AMENTO ANUAL.\PAR
PAR\'E1GRAFO \'FANICO: O PLANO DE A\'E7\'E3O DO PLAMUS ESPECIFICA AS DIRETRIZES E DETERMINA AS RESPECTIVAS METAS.\PAR
\PAR
ART. 4\'BA O SISTEMA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA \'E9 O CONJUNTO ORGANIZADO E COORDENADO DOS MODOS DE TRANSPORTE, DE SERVI\'E7OS E DE INFRAESTRUTURAS QUE GARANTE OS DESLOCAMENTOS DE PESSOAS E CARGAS NO TERRIT\'F3RIO DO MUNIC\'EDPIO.\PAR
\PAR
\'A7 1\'BA CONSIDERA COMO MODOS DE TRANSPORTE URBANO OS:\PAR
I \ENDASH MOTORIZADOS;\PAR
II \ENDASH N\'E3O MOTORIZADOS. \PAR
\PAR
\'A7 2\'BA OS SERVI\'E7OS DE TRANSPORTE URBANO S\'E3O CLASSIFICADOS:\PAR
I \ENDASH QUANTO AO OBJETO:\PAR
A)\TAB DE PASSAGEIROS;\PAR
B)\TAB DE CARGAS.\PAR
\PAR
II \ENDASH QUANTO \'E0 CARACTER\'EDSTICA DO SERVI\'E7O:\PAR
A)\TAB COLETIVO;\PAR
B)\TAB INDIVIDUAL;\PAR
\PAR
III - QUANTO \'E0 NATUREZA DO SERVI\'E7O:\PAR
A)\TAB P\'FABLICO;\PAR
B)\TAB PRIVADO.\PAR
\PAR
\'A7 3\'BA S\'E3O INFRAESTRUTURAS DE MOBILIDADE URBANA:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I - VIAS, CICLOVIAS, INCLUSIVE AS CICLOFAIXAS, E DEMAIS LOGRADOUROS P\'FABLICOS;\PAR
II- ESTACIONAMENTOS;\PAR
III- TERMINAIS, ESTA\'E7\'F5ES E DEMAIS CONEX\'F5ES;\PAR
IV- PONTOS DE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS E CARGAS;\PAR
V- SINALIZA\'E7\'E3O VI\'E1RIA E DE TR\'E2NSITO;\PAR
VI- EQUIPAMENTOS E INSTALA\'E7\'F5ES;\PAR
VII- INSTRUMENTOS DE CONTROLE, FISCALIZA\'E7\'E3O, ARRECADA\'E7\'E3O DE TAXAS E TARIFAS E DIFUS\'E3O DE INFORMA\'E7\'F5ES.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B SE\'E7\'E3O I - DAS DEFINI\'E7\'F5ES\PAR
\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0 ART. 5\'BA PARA OS FINS DESTA LEI CONSIDERA-SE:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I - TRANSPORTE: CONJUNTO DOS MODOS E SERVI\'E7OS DE TRANSPORTE P\'FABLICO E PRIVADO UTILIZADO PARA O DESLOCAMENTO DE PESSOAS E CARGAS NO TERRIT\'F3RIO DO MUNIC\'EDPIO.\PAR
II - MOBILIDADE\TAB URBANA:\TAB CONDI\'E7\'E3O\TAB EM\TAB QUE\TAB SE REALIZAM OS DESLOCAMENTOS DE PESSOAS E CARGAS NO ESPA\'E7O URBANO;\PAR
III - ACESSIBILIDADE: FACILIDADE DISPONIBILIZADA A TODOS PARA GARANTIR A AUTONOMIA NOS DESLOCAMENTOS, RESPEITANDO-SE A LEGISLA\'E7\'E3O EM VIGOR;\PAR
IV - MODOS DE TRANSPORTE MOTORIZADO: MODALIDADES QUE SE UTILIZAM DE VE\'EDCULOS AUTOMOTORES;\PAR
V - MODOS DE TRANSPORTE N\'E3O MOTORIZADO: MODALIDADES QUE SE UTILIZAM DO ESFOR\'E7O HUMANO OU TRA\'E7\'E3O ANIMAL;\PAR
VI - TRANSPORTE P\'FABLICO COLETIVO: SERVI\'E7O P\'FABLICO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS ACESS\'EDVEL A TODA A POPULA\'E7\'E3O MEDIANTE PAGAMENTO INDIVIDUALIZADO, COM ITINER\'E1RIOS E PRE\'E7OS FIXADOS PELO PODER P\'FABLICO;\PAR
VII - TRANSPORTE PRIVADO COLETIVO: SERVI\'E7O DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS N\'E3O ABERTO AO P\'FABLICO PARA A REALIZA\'E7\'E3O DE VIAGENS COM CARACTER\'EDSTICAS OPERACIONAIS EXCLUSIVAS PARA CADA LINHA E DEMANDA;\PAR
VIII - TRANSPORTE P\'FABLICO INDIVIDUAL: SERVI\'E7O REMUNERADO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS ABERTO AO P\'FABLICO, POR INTERM\'E9DIO DE VE\'EDCULOS DE ALUGUEL, PARA A REALIZA\'E7\'E3O DE VIAGENS INDIVIDUALIZADAS;\PAR
IX - TRANSPORTE URBANO DE CARGAS: SERVI\'E7O DE TRANSPORTE DE BENS, ANIMAIS OU MERCADORIAS;\PAR
X - TRANSPORTE MOTORIZADO PRIVADO: MEIO MOTORIZADO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS UTILIZADO PARA A REALIZA\'E7\'E3O DE VIAGENS INDIVIDUALIZADAS POR INTERM\'E9DIO DE VE\'EDCULOS PARTICULARES;\PAR
XI - T\'E1XI: SERVI\'E7O DE TRANSPORTE INDIVIDUAL, REMUNERADO, ABERTO AO P\'FABLICO, POR INTERM\'E9DIO DE AUTOM\'F3VEIS DE ALUGUEL COM CONDUTOR PARA REALIZA\'E7\'E3O DE VIAGENS INDIVIDUALIZADAS;\PAR
XII - MOTO-T\'E1XI: SERVI\'E7O DE TRANSPORTE INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS REMUNERADO, ATRAV\'E9S DE MOTOCICLETAS;\PAR
XIII - MOTO-FRETE: CONSISTE NO TRANSPORTE REMUNERADO DE PEQUENAS CARGAS E VOLUMES LEGAIS, COMPAT\'EDVEIS COM A MOTOCICLETA, ACONDICIONADOS, EXCLUSIVAMENTE, EM EQUIPAMENTO ABERTO (GRELHA) OU NO INTERIOR DE EQUIPAMENTO FECHADO (BA\'FA);\PAR
XIV - LOGRADOURO P\'FABLICO: ESPA\'E7O LIVRE, INALIEN\'E1VEL, DESTINADO \'E0 CIRCULA\'E7\'E3O P\'FABLICA DE PEDESTRES E DE VE\'EDCULOS, TENDO COMO ELEMENTOS B\'E1SICOS O PASSEIO P\'FABLICO, A CAL\'E7ADA E A PISTA DE ROLAMENTO;\PAR
XV - CICLOVIA: PISTA PR\'F3PRIA DESTINADA \'E0 CIRCULA\'E7\'E3O DE CICLOS, SEPARADA FISICAMENTE DO TR\'E1FEGO COMUM DE VE\'EDCULOS AUTOMOTORES E DE PEDESTRES;\PAR
XVI - CICLOFAIXA: PARTE DA PISTA DESTINADA \'E0 CIRCULA\'E7\'E3O EXCLUSIVA DE CICLOS, DELIMITADA POR SINALIZA\'E7\'E3O PR\'F3PRIA;\PAR
XVII - PARACICLOS: ESTACIONAMENTO GRATUITO PARA BICICLETAS, POR CURTO PER\'EDODO, COM AT\'E9 20 (VINTE) VAGAS, DE USO P\'FABLICO E SEM QUALQUER CONTROLE DE ACESSO;\PAR
XVIII - BICICLET\'E1RIOS: S\'E3O CARACTERIZADOS COMO ESTACIONAMENTOS DE BICICLETAS DE LONGA DURA\'E7\'E3O, GRANDE N\'FAMERO DE VAGAS, CONTROLE DE ACESSO, PODENDO SER P\'FABLICOS OU PRIVADOS, COBERTOS OU AO AR LIVRE, PODENDO CONTAR COM BANHEIROS E VESTI\'E1RIOS;\PAR
XIX - VIA ARTERIAL - CARACTERIZADA POR INTERSE\'E7\'F5ES EM N\'EDVEL, GERALMENTE CONTROLADAS POR SEM\'E1FORO, COM ACESSIBILIDADE AOS LOTES LINDEIROS E \'E0S VIAS SUB-COLETORAS E LOCAIS, POSSIBILITANDO O TR\'E2NSITO ENTRE AS REGI\'F5ES DA CIDADE. \PAR
XX - VIA COLETORA - DESTINADA A COLETAR E DISTRIBUIR O TR\'E2NSITO QUE TENHA NECESSIDADE DE ENTRAR OU SAIR DAS VIAS DE TR\'E2NSITO R\'E1PIDO OU ARTERIAIS, POSSIBILITANDO O TR\'E2NSITO DENTRO DAS REGI\'F5ES DA CIDADE. \PAR
XXI - VIA LOCAL - CARACTERIZADA POR INTERSE\'E7\'F5ES EM N\'EDVEL N\'E3O SEMAFORIZADAS, DESTINADAS APENAS AO ACESSO LOCAL OU A \'E1REAS RESTRITAS.\PAR
XXII - SUB-COLETORA - AQUELAS QUE TEM A FUN\'E7\'E3O DE PERMITIR O ACESSO F\'E1CIL AO INTERIOR DE BAIRROS OU UNIDADES DE VIZINHAN\'E7A, COLETAR O TR\'E1FEGO DAS VIAS LOCAIS E ENCAMINH\'E1-LO \'E0S VIAS COLETORAS E INTERLIGAR VIAS COLETORAS E PRINCIPAIS.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B CAP\'CDTULO II\PAR
DOS PRINC\'EDPIOS, OBJETIVOS E DIRETRIZES GERAIS SE\'E7\'E3O I - DOS PRINC\'EDPIOS\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 6\'BA O PLAMUS - PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENT\'E1VEL DO MUNIC\'EDPIO DE S\'E3O FELIX DO XINGU, EST\'E1 FUNDAMENTADO NOS SEGUINTES PRINC\'EDPIOS:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I - ACESSIBILIDADE UNIVERSAL;\PAR
II - DESENVOLVIMENTO\TAB SUSTENT\'E1VEL\TAB DA\TAB CIDADE, NAS DIMENS\'F5ES SOCIOECON\'F4MICAS E AMBIENTAIS;\PAR
III - EQUIDADE NO ACESSO DOS CIDAD\'E3OS AO TRANSPORTE P\'FABLICO COLETIVO E USO DO ESPA\'E7O P\'FABLICO DE CIRCULA\'E7\'E3O DE VIAS E LOGRADOUROS;\PAR
IV - EFICI\'EANCIA, EFIC\'E1CIA E EFETIVIDADE NA PRESTA\'E7\'E3O DOS SERVI\'E7OS DE TRANSPORTE URBANO E CIRCULA\'E7\'E3O URBANA;\PAR
V - GEST\'E3O DEMOCR\'E1TICA E CONTROLE SOCIAL DO PLANEJAMENTO E AVALIA\'E7\'E3O DO PLAMUS;\PAR
VI - SEGURAN\'E7A NOS DESLOCAMENTOS DAS PESSOAS;\PAR
VII- JUSTA DISTRIBUI\'E7\'E3O DOS BENEF\'EDCIOS E \'F4NUS DECORRENTES DO USO DOS DIFERENTES MODOS E SERVI\'E7OS;\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B\PAR
SE\'E7\'E3O II - DOS OBJETIVOS\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 7\'BA O PLAMUS - PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENT\'E1VEL DO MUNIC\'EDPIO DE S\'E3O FELIX DO XINGU, POSSUI OS SEGUINTES OBJETIVOS:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I\TAB - REDUZIR AS DESIGUALDADES E PROMOVER A INCLUS\'E3O SOCIAL;\PAR
II\TAB - PROMOVER O ACESSO AOS SERVI\'E7OS B\'E1SICOS E EQUIPAMENTOS SOCIAIS;\PAR
III\TAB - PROPORCIONAR MELHORIA NAS CONDI\'E7\'F5ES URBANAS DA POPULA\'E7\'E3O NO QUE SE REFERE \'E0 ACESSIBILIDADE E \'E0 MOBILIDADE;\PAR
IV\TAB - PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENT\'E1VEL COM A MITIGA\'E7\'E3O DOS CUSTOS AMBIENTAIS E SOCIOECON\'F4MICOS DOS DESLOCAMENTOS DE PESSOAS E CARGAS NAS CIDADES;\PAR
V\TAB - CONSOLIDAR A GEST\'E3O DEMOCR\'E1TICA COMO INSTRUMENTO E GARANTIA DA CONSTRU\'E7\'E3O CONT\'EDNUA DO APRIMORAMENTO DA MOBILIDADE URBANA.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B SE\'E7\'E3O III - DAS DIRETRIZES GERAIS\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 8\'BA AS DIRETRIZES NORTEADORAS DESTE PLAMUS - PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENT\'E1VEL DO MUNIC\'EDPIO DE S\'E3O FELIX DO XINGU, S\'E3O:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I\TAB - INTEGRA\'E7\'E3O COM A POL\'EDTICA DE DESENVOLVIMENTO URBANO E RESPECTIVAS POL\'EDTICAS SETORIAIS DE HABITA\'E7\'E3O, SANEAMENTO B\'E1SICO, PLANEJAMENTO E GEST\'E3O DO USO DO SOLO NO \'E2MBITO DOS ENTES FEDERATIVOS;\PAR
II\TAB - PRIORIDADE DOS MODOS DE TRANSPORTES N\'E3O MOTORIZADOS SOBRE OS MOTORIZADOS E DOS SERVI\'E7OS DE TRANSPORTE P\'FABLICO COLETIVO SOBRE O TRANSPORTE INDIVIDUAL MOTORIZADO;\PAR
III\TAB - INTEGRA\'E7\'E3O ENTRE OS MODOS E SERVI\'E7OS DE TRANSPORTE URBANO; MITIGA\'E7\'E3O DOS CUSTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECON\'F4MICOS DOS DESLOCAMENTOS DE PESSOAS E CARGAS NA CIDADE;\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B CAP\'CDTULO III\PAR
DAS DIRETRIZES PARA OS MODOS DE TRANSPORTE N\'E3O MOTORIZADOS\PAR
SE\'E7\'E3O I - DOS PEDESTRES\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 9\'BA O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 MELHORAR AS CONDI\'E7\'F5ES DAS VIAGENS A P\'E9, POR MEIO DE TRATAMENTO DAS CAL\'E7ADAS ELIMINANDO BARREIRAS ARQUITET\'F4NICAS E URBAN\'EDSTICAS.\PAR
\PAR
PAR\'E1GRAFO \'FANICO. ESSA MEDIDA SER\'E1 ADOTADA, PRIMEIRAMENTE, NAS PRINCIPAIS VIAS ARTERIAIS E, POSTERIORMENTE, SER\'E1 EXPANDIDA PARA TODA A MALHA URBANA GRADATIVAMENTE.\PAR
\PAR
ART. 10 AS CAL\'E7ADAS IRREGULARES DEVER\'E3O PASSAR POR MEDIDAS DE ADEQUA\'E7\'E3O COM A FINALIDADE DE CUMPRIR O DISPOSTO NAS LEIS URBAN\'EDSTICAS.\PAR
\PAR
ART. 11 DEVER\'E3O SER IMPLANTADAS PREFERENCIALMENTE CAL\'E7ADAS COM PISOS T\'E1TEIS, ANTIDERRAPANTES E ECOL\'F3GICOS.\PAR
\PAR
ART. 12 DEVER\'E1 OCORRER O REBAIXAMENTO DOS MEIOS-FIOS NAS ESQUINAS DA VIAS ARTERIAIS E, GRADATIVAMENTE, PARA AS DEMAIS VIAS DE EXPANS\'E3O.\PAR
\PAR
PAR\'E1GRAFO \'FANICO. O REBAIXAMENTO DOS MEIOS-FIOS DEVER\'E1 OBEDECER \'E0S NORMAS ESTABELECIDAS NA NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 9050/2004 QUE ESTABELECE CRIT\'E9RIOS E PAR\'E2METROS T\'E9CNICOS A SEREM OBSERVADOS QUANDO DO PROJETO, CONSTRU\'E7\'E3O, INSTALA\'E7\'E3O E ADAPTA\'E7\'E3O DE EDIFICA\'E7\'F5ES, MOBILI\'E1RIO, ESPA\'E7OS E EQUIPAMENTOS URBANOS \'E0S CONDI\'E7\'F5ES DE ACESSIBILIDADE.\PAR
\PAR
ART. 13 SER\'E1 OBRIGAT\'F3RIA A SINALIZA\'E7\'E3O PARA PEDESTRES NA IMPLANTA\'E7\'E3O DE SISTEMAS SEMAF\'F3RICOS.\PAR
\PAR
ART. 14 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 DESTINAR NO M\'EDNIMO 2% (DOIS POR CENTO) DO TOTAL DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO EM LOGRADOUROS P\'FABLICOS PARA AS PESSOAS COM DEFICI\'EANCIA, CONFORME RESOLU\'E7\'E3O N\'BA 304/2008 DO CONTRAN.\PAR
\PAR
ART. 15 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 DESTINAR NO M\'EDNIMO 5% (CINCO POR CENTO) DO TOTAL DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO EM LOGRADOUROS P\'FABLICOS PARA OS IDOSOS, CONFORME RESOLU\'E7\'E3O N\'BA 303/2008 DO CONTRAN.\PAR
\PAR
ART. 16 FICA INSTITU\'EDDO NO MUNIC\'EDPIO DE S\'E3O FELIX XINGU A OBRIGATORIEDADE DE OBSERVA\'E7\'E3O DO GUIA PR\'E1TICO PARA CONSTRU\'E7\'E3O DE CAL\'E7ADAS DENOMINADO CAL\'E7ADA LEGAL (ANEXO XXX), QUE TEM POR OBJETIVO ESTABELECER NORMAS GERAIS, CRIT\'E9RIOS B\'E1SICOS E PADR\'F5ES PARA A IMPLANTA\'E7\'E3O DE CAL\'E7ADAS E SUPRESS\'E3O DE BARREIRAS E DE OBST\'E1CULOS NOS PASSEIOS P\'FABLICOS, PROMOVENDO A ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA PRINCIPALMENTE DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICI\'EANCIA OU COM MOBILIDADE REDUZIDA, EM ATENDIMENTO \'E0 LEI FEDERAL N\'BA 10098/2000, REGULAMENTADA PELO DECRETO N\'BA 5.296/2004.\PAR
\PAR
\'A7 1\'B0 A EXECU\'E7\'E3O, MANUTEN\'E7\'E3O E CONSERVA\'E7\'E3O DAS CAL\'E7ADAS, BEM COMO A INSTALA\'E7\'E3O DE MOBILI\'E1RIO URBANO NOS PASSEIOS, EQUIPAMENTOS DE INFRAESTRUTURA, VEGETA\'E7\'E3O, SINALIZA\'E7\'E3O, ENTRE OUTROS PERMITIDOS POR LEI, DEVER\'E3O ATENDER OS SEGUINTES PRINC\'EDPIOS:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I - ACESSIBILIDADE: GARANTIA DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE PARA TODOS OS USU\'E1RIOS, ASSEGURANDO O ACESSO, PRINCIPALMENTE DE IDOSOS E PESSOAS COM DEFICI\'EANCIA OU COM MOBILIDADE REDUZIDA, POSSIBILITANDO ROTAS ACESS\'EDVEIS, CONCEBIDAS DE FORMA CONT\'EDNUA E INTEGRADA POR CONVENIENTES CONEX\'F5ES ENTRE DESTINOS, INCLUINDO AS HABITA\'E7\'F5ES, OS EQUIPAMENTOS DE SERVI\'E7OS P\'FABLICOS, OS ESPA\'E7OS P\'FABLICOS, O COM\'E9RCIO E O LAZER, ENTRE OUTROS;\PAR
II - SEGURAN\'E7A: AS CAL\'E7ADAS, CAMINHOS E TRAVESSIAS DEVER\'E3O SER PROJETADOS E IMPLANTADOS DE FORMA A N\'E3O CAUSAR RISCOS DE ACIDENTES, MINIMIZANDO-SE AS INTERFER\'EANCIAS DECORRENTES DA INSTALA\'E7\'E3O DO MOBILI\'E1RIO URBANO, EQUIPAMENTOS DE INFRAESTRUTURA, VEGETA\'E7\'E3O, SINALIZA\'E7\'E3O, PUBLICIDADE, TR\'E1FEGO DE VE\'EDCULOS E EDIFICA\'E7\'F5ES;\PAR
III - ADEQUA\'E7\'E3O: O ESPA\'E7O DAS CAL\'E7ADAS DEVER\'E1 SER PROJETADO PARA O APROVEITAMENTO M\'E1XIMO DOS BENEF\'EDCIOS DE REDU\'E7\'E3O DOS CUSTOS DE IMPLANTA\'E7\'E3O E MANUTEN\'E7\'E3O, RESPEITANDO AS ESPECIFICA\'E7\'F5ES DAS NORMAS T\'E9CNICAS PERTINENTES E DO C\'F3DIGO DE TR\'E2NSITO BRASILEIRO \ENDASH CTB, GARANTINDO UM DESENHO ADEQUADO DA VIA QUE PRIVILEGIE O TR\'E2NSITO DE PEDESTRES E OBSERVANDO OS ASPECTOS EST\'E9TICOS E HARM\'F4NICOS DE SEU ENTORNO, AL\'E9M DA FACHADA DAS EDIFICA\'E7\'F5ES LINDEIRAS, DEVER\'E1 TAMB\'E9M, CARACTERIZAR O ENTORNO E O CONJUNTO DE VIAS COM IDENTIDADE E QUALIDADE NO ESPA\'E7O, CONTRIBUINDO NA QUALIFICA\'E7\'E3O DO AMBIENTE URBANO E NA ADEQUADA GEOMETRIA DO SISTEMA VI\'E1RIO;\PAR
IV - CONTINUIDADE E UTILIDADE: A CAL\'E7ADA DEVER\'E1 SERVIR COMO ROTA ACESS\'EDVEL AO USU\'E1RIO, CONT\'EDNUA E FACILMENTE PERCEPT\'EDVEL, OBJETIVANDO A SEGURAN\'E7A E QUALIDADE EST\'E9TICA, GARANTINDO QUE A VIA E O ESPA\'E7O P\'FABLICO SEJAM PROJETADOS DE FORMA A ESTIMULAR SUA UTILIZA\'E7\'E3O, BEM COMO FACILITAR OS DESTINOS; E\PAR
V - N\'EDVEL DE SERVI\'E7O E CONFORTO: QUALIDADE NO CAMINHAR QUE O ESPA\'E7O OFERECE, MEDIANTE A ESCOLHA DA VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO DOS PEDESTRES E A GENEROSIDADE DAS DIMENS\'F5ES PROJETADAS.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\'A7 2\'B0 O MUNIC\'EDPIO PROVIDENCIAR\'E1 A NOTIFICA\'E7\'E3O DOS PROPRIET\'E1RIOS QUE DEVER\'E3O ADEQUAR AS CAL\'E7ADAS, ESTABELECENDO AS EXIG\'EANCIAS A SEREM OBSERVADAS E PRAZO DE REGULARIZA\'E7\'E3O.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\TX3240\TAB\B SE\'E7\'E3O II - DOS CICLISTAS\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\TQC\TX4252\TQR\TX8504\B0\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ ART. 17 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 ELABORAR UM PLANO CICLOVI\'E1RIO QUE CONTEMPLE UMA REDE CICLOVI\'E1RIA INTEGRADA, INCLUINDO CICLOVIAS E CICLOFAIXAS.\PAR
\PAR
PAR\'E1GRAFO \'FANICO. O PLANO CICLOVI\'E1RIO DEVER\'E1 PREVER NO M\'EDNIMO:\PAR
I -\TAB VIAS PREFERENCIAIS \'E0 CIRCULA\'E7\'E3O DE CICLISTAS;\PAR
II-\TAB CONSTRU\'E7\'E3O DE BICICLET\'E1RIOS, PRIORIZANDO AS VIAS ARTERIAIS;\PAR
III-\TAB CONSTRU\'E7\'E3O DE CICLOVIAS.\PAR
\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B CAP\'CDTULO IV\PAR
DAS DIRETRIZES PARA O TRANSPORTE COLETIVO P\'FABLICO E PRIVADO SE\'E7\'E3O\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 18 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 IMPLANTAR O SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO P\'FABLICO URBANO E RURAL, CUJO PROJETO DEVER\'E1 PREVER NO M\'EDNIMO:\PAR
I -\TAB PESQUISA DE ORIGEM E DESTINO;\PAR
II -\TAB VIAS DE CIRCULA\'E7\'E3O DO TRANSPORTE COLETIVO;\PAR
III-\TAB PONTOS DE PARADA;\PAR
IV-\TAB N\'FAMERO DE LINHAS;\PAR
V -\TAB HOR\'E1RIOS E ITINER\'E1RIOS;\PAR
VI -\TAB PRAZO PARA IMPLANTA\'E7\'E3O.\PAR
\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B SE\'E7\'E3O II - DO TRANSPORTE DE PASSAGEIRO POR T\'E1XI\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 19 O MUNIC\'EDPIO REGULAMENTAR\'E1 O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR MEIO DE T\'E1XI, POR INTERM\'E9DIO DE LEI ESPEC\'EDFICA.\PAR
\PAR
ART. 20 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 MANTER ATUALIZADO O CADASTRO DE TAXISTAS.\PAR
\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B SE\'E7\'E3O III - DO TRANSPORTE DE PASSAGEIRO POR MOTO T\'E1XI\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 21 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 REGULAMENTAR ATRAV\'E9S DE DECRETO A ATIVIDADE DE TRANSPORTE INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS E MERCADORIAS, TAXI E MOTO TAXI E REGULAMENTAR O EXERC\'EDCIO DAS ATIVIDADES DOS PROFISSIONAIS DO SERVI\'E7O COMUNIT\'E1RIO E DE RUA NOS TRANSPORTES DE PASSAGEIROS E ENTREGA DE ENCOMENDAS E MERCADORIAS NAS MODALIDADES MOTOTAXISTA, MOTOBOY.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ PAR\'E1GRAFO \'FANICO. O MUNIC\'EDPIO DEVE FISCALIZAR E FAZER CUMPRIR AS DISPOSI\'E7\'F5ES SOBRE REGRAS GERAIS DE SEGURAN\'E7A PARA OS SERVI\'E7OS DE TRANSPORTE REMUNERADO, FIXANDO A REGULA\'E7\'E3O DESTES SERVI\'E7OS, OBSERVADO AS DISPOSI\'E7\'F5ES CONTIDAS NA LEI FEDERAL N\'BA 12.009, DE 29 DE JULHO DE 2009 COMBINADA COM A LEI ESTADUAL N\'BA 6.942, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2007 E RESOLU\'E7\'E3O N\'BA 356, DE 2 DE AGOSTO DE 2010, DO CONSELHO NACIONAL DE TR\'E2NSITO \ENDASH CONTRAN, CONFORME LEI N\'BA 1.024/2018.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ ART. 22 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 MANTER ATUALIZADO O CADASTRO DOS MOTOS-TAXISTAS.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B SE\'E7\'E3O IV- DO TRANSPORTE PRIVADO POR APLICATIVOS OU OUTRA PLATAFORMA DE COMUNICA\'E7\'E3O EM REDE\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0 ART.23 O MUNIC\'EDPIO REGULAMENTAR\'E1 POR MEIO DECRETO O TRANSPORTE PRIVADO INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS, POR USO DE APLICATIVOS OU OUTRA PLATAFORMA DE COMUNICA\'E7\'E3O EM REDE.\PAR
\PAR
PAR\'E1GRAFO \'FANICO. O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 FISCALIZAR E MANTER ATUALIZADO O CADASTRO DE TRANSPORTE PRIVADO POR APLICATIVOS OU OUTRA PLATAFORMA DE COMUNICA\'E7\'E3O DE REDE.\PAR
\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B SE\'E7\'E3O V - DO TRANSPORTE POR FRETAMENTO\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 24 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 REGULAMENTAR, PADRONIZAR E ESTABELECER OS MECANISMOS DE SEGURAN\'E7A DO SERVI\'E7O DE TRANSPORTE ESCOLAR P\'FABLICO E PRIVADO, BEM COMO O TRANSPORTE PRIVADO REALIZADO POR EMPRESAS E TRANSPORTE DE TRABALHADORES RURAIS.\PAR
\PAR
ART. 25 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 REGULAMENTAR E ORGANIZAR O SERVI\'E7O DE TRANSPORTE DE FRETAMENTO DE CARGAS E MERCADORIAS.\PAR
\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B CAP\'CDTULO V\PAR
DO SISTEMA VI\'E1RIO URBANO\PAR
\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0 ART. 26 PREFERENCIALMENTE, O ESTACIONAMENTO EM LOGRADOUROS P\'FABLICOS DEVER\'E1 SER AUTORIZADO O LADO DIREITO EM VIAS DE SENTIDO \'FANICO, PARA OBTER MAIOR FLUIDEZ E SEGURAN\'E7A NAS MANOBRAS.\PAR
\PAR
ART. 27 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 PADRONIZAR UM TIPO DE ESTACIONAMENTO (PARALELO OU 90\'BA) AO LONGO DE TODA A VIA, DE ACORDO COM AS DEMANDAS APRESENTADAS QUE DEVEM SER REVISTAS PERIODICAMENTE.\PAR
\PAR
ART. 28 DEVER\'E1 SER ATRIBU\'EDDA PRIORIDADE \'E0 CIRCULA\'E7\'E3O E SEGURAN\'E7A DOS MEIOS DE TRANSPORTES N\'E3O MOTORIZADOS (PEDESTRES E CICLISTAS) POR MEIO CAL\'E7ADAS REGULARES E CICLOVIAS.\PAR
ART. 29 A SINALIZA\'E7\'E3O VI\'E1RIA HORIZONTAL E VERTICAL DE TR\'E2NSITO DEVER\'E3O SER MANTIDAS DE ACORDO COM AS NORMAS DO CONTRAN.\PAR
\PAR
ART. 30 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 PROVIDENCIAR A ATUALIZA\'E7\'E3O DA SINALIZA\'E7\'E3O DOS LOGRADOUROS P\'FABLICOS.\PAR
\PAR
ART. 31 OS REDUTORES DE VELOCIDADE, QUANDO POSS\'EDVEL, DEVER\'E3O SER SUBSTITU\'EDDOS POR MEDIDAS MODERADORAS DE TR\'E1FEGO, CONFORME RESOLU\'E7\'E3O N\'BA 039/1998 DO CONTRAN.\PAR
\PAR
ART. 32 O MUNIC\'EDPIO DEVE GARANTIR A MANUTEN\'E7\'E3O DA BOA PAVIMENTA\'E7\'E3O PARA AS VIAS ARTERIAIS E COLETORAS, PROPORCIONANDO BOA FLUIDEZ DO TR\'E2NSITO.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\B\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC SE\'E7\'E3O I - DA HIERARQUIZA\'E7\'E3O VI\'E1RIA\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 33 A HIERARQUIZA\'E7\'E3O VI\'E1RIA URBANA, COMPREENDE AS SEGUINTES TIPOLOGIAS DE VIAS:\PAR
I - VIAS ARTERIAIS;\PAR
II - VIAS COLETORAS;\PAR
III - VIAS LOCAIS;\PAR
IV \ENDASH VIAS SUB COLETORAS\PAR
V - VIAS COM TR\'E1FEGO COMPARTILHADO;\PAR
VI - VIAS COM CIRCULA\'E7\'E3O DE BICICLETAS;\PAR
VII - VIAS DE CIRCULA\'E7\'E3O PARA PEDESTRES.\PAR
\PAR
ART. 34 AS VIAS ARTERIAIS S\'E3O AQUELAS CARACTERIZADAS POR INTERSE\'E7\'F5ES EM N\'EDVEL, GERALMENTE CONTROLADAS POR SEM\'E1FORO, COM ACESSIBILIDADE AOS LOTES LINDEIROS E \'E0S VIAS SUB-COLETORAS E LOCAIS, POSSIBILITANDO O TR\'E2NSITO ENTRE AS REGI\'F5ES DA CIDADE. \PAR
\PAR
ART. 35 AS VIAS ARTERIAIS J\'E1 CONSOLIDADAS S\'E3O AS SEGUINTES:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ I - AV. RIO XINGU;\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ II - AV. GOI\'E1S;\PAR
III - AV. ANT\'F4NIO MARQUES RIBEIRO;\PAR
IV - AV. 22 DE MAR\'E7O;\PAR
V - AV. INDEPEND\'EANCIA;\PAR
VI - AV. CARAJ\'E1S;\PAR
VII - AV. IRENO LEDA;\PAR
VIII - PA 279 NO PER\'EDMETRO URBANO;\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ ART. 36 AS VIAS COLETORAS S\'E3O DESTINADAS A COLETAR E DISTRIBUIR O TR\'E2NSITO QUE TENHA NECESSIDADE DE ENTRAR OU SAIR DAS VIAS DE TR\'E2NSITO R\'E1PIDO OU ARTERIAIS, POSSIBILITANDO O TR\'E2NSITO DENTRO DAS REGI\'F5ES DA CIDADE. \PAR
\PAR
ART. 37 AS VIAS COLETORAS J\'E1 CONSOLIDADAS S\'E3O AS SEGUINTES:\PAR
I - AV. PIAU\'ED;\PAR
II - AV. AV. IRENO LEDA;\PAR
III - AV. OSTERNO MAIA;\PAR
IV - RUA BELA VISTA;\PAR
V - AV. VISCONDE DE TAMANDAR\'E9; \PAR
VI - AV. AZALEIAS;\PAR
VII - RUA DA INDUSTRIA;\PAR
VIII - AV. TOCANTINS; \PAR
IX - RUA JO\'E3O GRONEON; \PAR
\PAR
ART. 38 AS VIAS LOCAIS S\'E3O CARACTERIZADA POR INTERSE\'E7\'F5ES EM N\'EDVEL N\'E3O SEMAFORIZADAS, DESTINADAS APENAS AO ACESSO LOCAL OU A \'E1REAS RESTRITAS.\PAR
\PAR
ART. 39 SUB-COLETORA - AQUELAS QUE TEM A FUN\'E7\'E3O DE PERMITIR O ACESSO F\'E1CIL AO INTERIOR DE BAIRROS OU UNIDADES DE VIZINHAN\'E7A, COLETAR O TR\'E1FEGO DAS VIAS LOCAIS E ENCAMINH\'E1-LO \'E0S VIAS COLETORAS E INTERLIGAR VIAS COLETORAS E PRINCIPAIS.\PAR
\PAR
ART. 40 AS VIAS OU ESPA\'E7OS VI\'E1RIOS DESTINADOS \'E0 CIRCULA\'E7\'E3O DE BICICLETAS PODEM OCORRER POR MEIO DE CICLOVIAS COM CARACTER\'EDSTICAS GEOM\'E9TRICAS E INFRAESTRUTURAS PR\'F3PRIAS AO USO EXCLUSIVO DE BICICLETAS E DE CICLOFAIXAS, QUE S\'E3O ESPA\'E7OS DEFINIDOS NO LEITO CARRO\'E7\'E1VEL POR MEIO DE SINALIZA\'E7\'E3O DE TR\'E2NSITO.\PAR
\PAR
ART. 41 AS VIAS DE CIRCULA\'E7\'E3O PARA PEDESTRES S\'E3O ESPA\'E7OS ABERTOS COMPOSTOS POR CAL\'E7ADAS COM AS SEGUINTES CARACTER\'EDSTICAS:\PAR
I- FAIXA DE PASSEIO \'E9 O ESPA\'E7O DESTINADO EXCLUSIVAMENTE \'E0 CIRCULA\'E7\'E3O DOS PEDESTRES;\PAR
\PAR
II- FAIXA DE MOBILI\'E1RIO \'E9 A \'E1REA DESTINADA \'E0 IMPLANTA\'E7\'E3O DE LIXEIRAS, SINALIZA\'E7\'E3O TOPON\'EDMICA, POSTES DE ENERGIA, ORELH\'F5ES, CAIXAS DE CORREIO E ARBORIZA\'E7\'E3O;\PAR
\PAR
III- FAIXA DE PERMEABILIDADE \'E9 A \'E1REA PERME\'E1VEL, OU PROVIDA DE PAVIMENTO PERME\'E1VEL, PARA INFILTRA\'E7\'E3O DE \'E1GUAS PLUVIAIS E A IMPLANTA\'E7\'E3O DE VEGETA\'E7\'E3O.\PAR
\PAR
ART. 42 AS VIAS DOS NOVOS LOTEAMENTOS DEVER\'E3O RESPEITAR AS DIMENS\'F5ES E REGRAS ESTABELECIDAS NO PLANO DIRETOR MUNICIPAL.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B\PAR
CAP\'CDTULO VII\PAR
DO SISTEMA DE CARGA E DESCARGA\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 43 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 REGULAMENTAR POR DECRETO O SISTEMA DE CARGA E DESCARGA, QUE DEVER\'E1 CONTEMPLAR:\PAR
\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I - AS \'E1REAS DESTINADAS \'E0 CARGA E DESCARGA NAS \'E1REAS COM POTENCIAIS DEMANDAS;\PAR
II - HOR\'E1RIOS E LOCAIS PARA CARGA E DESCARGA;\PAR
\PAR
III - ORIENTAR E RESTRINGIR, POR MEIO DE SINALIZA\'E7\'E3O ESPEC\'EDFICA, OS VE\'EDCULOS DE CARGA.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B CAP\'CDTULO VIII\PAR
DOS MODOS MOTORIZADOS INDIVIDUAIS\PAR
\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0 ART. 44 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 CRIAR PROGRAMAS QUE:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I - INCENTIVEM O USO DE TRANSPORTE COLETIVO E MODOS N\'E3O MOTORIZADOS; \PAR
II \ENDASH ESTABELE\'E7AM SUBS\'EDDIO AO TRANSPORTE P\'FABLICO;\PAR
\PAR
III \ENDASH PRIORIZEM O SISTEMA VI\'E1RIO PARA PEDESTRES E CICLISTAS.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B CAP\'CDTULO IX\PAR
DA EDUCA\'E7\'E3O PARA A MOBILIDADE E TR\'E2NSITO\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 45 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 PROMOVER O USO ADEQUADO DOS ESPA\'E7OS URBANOS POR TODAS AS CATEGORIAS DE USU\'E1RIOS ATRAV\'E9S DAS SEGUINTES A\'E7\'F5ES:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I - APROVEITAR A CARACTER\'EDSTICA CULTURAL DA POPULA\'E7\'E3O DE ATENDER \'E0 PELOS DE CIVILIDADE, COM CAMPANHAS EDUCATIVAS, PARA PROMOVER UM MELHOR CONV\'EDVIO NAS VIAS P\'FABLICAS DE TODOS OS SEUS USU\'E1RIOS, E SUAS PARTICULARIDADES;\PAR
II - ADOTAR DISCURSO SOBRE O USO PARTICIPATIVO E COMUNIT\'E1RIO DOS ESPA\'E7OS DE DOM\'EDNIO P\'FABLICO, COMO MEIO DE RACIONALIZAR OS DESLOCAMENTOS DE TODOS E REDUZIR OS N\'EDVEIS DE ESTRESSE URBANO, ATRAV\'E9S DA VIABILIZA\'E7\'E3O DE: CAMPANHAS EDUCATIVAS COMPORTAMENTAIS E INSTITUCIONAIS EM MEIOS DE COMUNICA\'E7\'E3O, E TRABALHOS E A\'E7\'F5ES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS DIRETAMENTE COM OS CIDAD\'E3OS.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
ART. 46 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 CRIAR CAMPANHAS EDUCATIVAS COMPORTAMENTAIS E INSTITUCIONAIS AFIM DE REDUZIR O N\'FAMERO E GRAU DE SEVERIDADES DOS ACIDENTES DE TR\'E2NSITO DE MAIOR RECORR\'EANCIA.\PAR
\PAR
ART. 47 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 DESENVOLVER PROJETOS EDUCATIVOS ESPEC\'EDFICOS, ABORDANDO OS SEGUINTES TEMAS:\PAR
I - MOTOCICLISTAS;\PAR
II - EXCESSO DE VELOCIDADE;\PAR
III - PEDESTRES;\PAR
IV - CICLISTAS;\PAR
V - PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS; \PAR
VI - MOTORISTAS;\PAR
VII - COMPORTAMENTOS SEGUROS NO TR\'E2NSITO.\PAR
\PAR
ART. 48 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 PROMOVER A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE, LAZER E DE MELHORIA DAS CONDI\'E7\'F5ES DE SA\'FADE DA POPULA\'E7\'E3O, VINCULADO AOS PROJETOS DA PREFEITURA DE MELHORIAS DA REDE CICLOVI\'E1RIA.\PAR
\PAR
ART. 49 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 PROMOVER AS CAMINHADAS COMO OP\'E7\'E3O, DINAMIZANDO O USO DAS VIAS P\'FABLICAS E MELHORANDO AS CONDI\'E7\'F5ES DE SA\'FADE DA POPULA\'E7\'E3O, ATRAV\'E9S DE CAMPANHAS EDUCATIVAS ESPEC\'EDFICAS PARA PEDESTRES, E VINCUL\'E1-LOS COM PROGRAMAS DA PREFEITURA DE MELHORIAS DE INFRAESTRUTURA PARA OS PEDESTRES (ACESSIBILIDADE).\PAR
\PAR
ART. 50 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 REALIZAR ANUALMENTE NO PER\'EDODO DE 18 \'E0 25 DE SETEMBRO A SEMANA NACIONAL DE TR\'E2NSITO.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ ART. 51 O MUNIC\'EDPIO DEVER\'E1 CRIAR PROJETO DE EDUCA\'E7\'E3O PARA O TR\'E2NSITO VISANDO O P\'FABLICO INFANTIL.\PAR
\PAR
PAR\'E1GRAFO \'FANICO. O PROJETO DE EDUCA\'E7\'E3O PARA O TR\'E2NSITO DEVER\'E1 INCLUIR A CONSTRU\'E7\'E3O DE \'E1REA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS USANDO DE TODOS OS EQUIPAMENTOS DE TR\'E2NSITO ORIENTANDO AS CRIAN\'E7AS COMO PROCEDEREM; \PAR
\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B CAP\'CDTULO X\PAR
DA GEST\'C3O DA MOBILIDADE\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 52 TRATA DA ESTRUTURA T\'E9CNICO OPERACIONAL DA GEST\'E3O MUNICIPAL DA MOBILIDADE, VISANDO INSTITUIR E FORTALECER A UNIDADE ADMINISTRATIVA VOLTADA PARA A PROMO\'E7\'E3O DA POL\'EDTICA DE MOBILIDADE, NO SENTIDO DE ALCAN\'E7AR AUTONOMIA T\'E9CNICA, ADMINISTRATIVA E DE GEST\'E3O NO MUNIC\'EDPIO. \PAR
\PAR
ART. 53 GEST\'E3O DA MOBILIDADE TEM COMO METAS: \PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I - CRIAR SISTEMA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA;\PAR
II - CRIAR \'D3RG\'E3O GESTOR COMPETENTE PARA GERIR A GEST\'E3O DA MOBILIDADE NO MUNIC\'EDPIO;\PAR
III - REESTRUTURA\'E7\'E3O DO DEPARTAMENTO DE TR\'E2NSITO;\PAR
IV - CRIA\'E7\'E3O DO CONSELHO MUNICIPAL DE MOBILIDADE; \PAR
V - CRIA\'E7\'E3O DO FUNDO DE MOBILIDADE URBANA.\PAR
VI - CRIAR E IMPLANTAR NA SECRETARIA MUNICIPAL APROPRIADA A SALA DOS PLANOS, COM APARATO TECNOL\'F3GICO MODERNO, COM INFRAESTRUTURA F\'EDSICA ADEQUADA, ASSEGURADO REMUNERA\'E7\'E3O DIGNA AOS SERVIDORES T\'E9CNICOS RESPONS\'E1VEIS;\PAR
VII - CRIAR COMISS\'E3O DE GT \ENDASH GRUPO T\'E9CNICO PARA COMPOR O GRUPO GESTOR DO PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENT\'E1VEL;\PAR
VIII - CAPTAR RECURSOS FINANCEIROS E/OU LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA E OPERA\'E7\'E3O DO SISTEMA VOLTADAS \'E0 MOBILIDADE URBANA;\PAR
IX - ESTABELECER PARCERIAS ENTRE A PREFEITURA, LOJISTAS E MORADORES PARA REQUALIFICAR \'E1REAS DA CIDADE; \PAR
X - DESENVOLVER BANCO DE DADOS COMPARTILHADO QUE INCLUA INFORMA\'E7\'F5ES SOBRE POL\'EDTICAS P\'FABLICAS E A MOBILIDADE, COM A ABERTURA DE CANAL DE INFORMA\'E7\'E3O, COMUNICA\'E7\'E3O E PARTICIPA\'E7\'E3O P\'FABLICA;\PAR
XI - ATRIBUIR AO \'F3RG\'E3O DE MOBILIDADE URBANA A ARTICULA\'E7\'E3O COM AS DEMAIS POL\'EDTICAS URBAN\'EDSTICAS;\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
ART. 54 A CRIA\'E7\'E3O DA SALA DOS PLANOS ESTAR\'E1 VINCULADO \'E0 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRA\'E7\'E3O - SEMAPLAN, QUE SER\'E1 COMPOSTA PELO GT- GRUPO T\'E9CNICO.\PAR
\PAR
ART. 55 GRUPO T\'E9CNICO - GT, SER\'E1 COMPOSTO POR:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I -\TAB COORDENADOR GERAL, COM FORMA\'E7\'E3O EM N\'EDVEL SUPERIOR EM ADMINISTRA\'E7\'E3O E ESPECIALIZA\'E7\'E3O EM GEST\'E3O P\'FABLICA, COM NOT\'E1VEL SABER T\'E9CNICO EM MOBILIDADE URBANA; \PAR
II -\TAB T\'E9CNICOS, COM FORMA\'E7\'E3O EM N\'EDVEL SUPERIOR:\PAR
\PARD
{\PNTEXT\F0 A)\TAB}{\*\PN\PNLVLBODY\PNF0\PNINDENT0\PNSTART1\PNLCLTR{\PNTXTA)}}
\WIDCTLPAR\FI-283\LI3402\SL276\SLMULT1\QJ\TX3402 EM DIREITO, VINCULADOS PREFERENCIALMENTE A PGM - PROCURADORIA GERAL DO MUNIC\'EDPIO;\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI-283\LI3402\SL276\SLMULT1\QJ\TX3402 B) ARQUITETURA E URBANISMO, COM CONHECIMENTOS EM MOBILIDADE URBANA;\PAR
C) ENGENHEIRO CIVIL, PREFERENCIALMENTE COM CONHECIMENTO EM ENGENHARIA DE TR\'E1FEGO E TR\'E2NSITO;\PAR
D) ASSISTENTE SOCIAL;\PAR
E) PEDAGOGO (A);\PAR
F) E DEMAIS T\'E9CNICOS DE APOIO QUE O FIZEREM NECESS\'E1RIO.\PAR
\'A7 1\'BA- A CRIA\'E7\'E3O DA COMISS\'E3O DO GRUPO T\'E9CNICO \ENDASH GT, INTEGRAR\'E1 O PLANO DE MOBILIDADE URBANO E SUSTENT\'E1VEL - PLAMUS DENTRE OUTROS, SER\'E1 POR LIVRE NOMEA\'E7\'E3O DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO;\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\'A7 2\'BA - A CRIA\'E7\'E3O DE CARGOS NO QUADRO PERMANENTE DO EXECUTIVO DEVER\'E1 SER MEDIANTE LEI ESPEC\'EDFICA.\PAR
\PAR
\'A7 3\'BA- FICA INVESTIDO A COMISS\'E3O DO GT \ENDASH GRUPO T\'E9CNICO, A PERMAN\'EANCIA POR 03 (TR\'EAS) ANOS, PODENDO SER PRORROGADO PELO MESMO PER\'EDODO; \PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\'A7 4\'BA - \'C9 VEDADO A REVOGA\'E7\'E3O DO PRAZO QUE SE REFERE AO PAR\'E1GRAFO SEGUNDO, SALVO EM M\'E1 CONDUTA, INDISCIPLINA, IMPROBIDADE OU PEDIDO DE EXONERA\'E7\'E3O DO INTEGRANTE DO GT- GRUPO T\'E9CNICA; \PAR
\'A7 5\'BA - PRIORITARIAMENTE O GRUPO T\'E9CNICO SER\'E1 COMPOSTO POR SERVIDORES DO QUADRO PERMANENTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QC\B\PAR
CAP\'CDTULO XI\PAR
DAS DISPOSI\'E7\'F5ES GERAIS\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\B0\PAR
ART. 56 O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, SEGUNDO SUAS POSSIBILIDADES OR\'E7AMENT\'E1RIAS E FINANCEIRAS E OBSERVADOS OS PRINC\'EDPIOS E DIRETRIZES DESTA LEI, FAR\'E1 CONSTAR DOS RESPECTIVOS PROJETOS DE PLANOS PLURIANUAIS E DE LEIS DE DIRETRIZES OR\'E7AMENT\'E1RIAS AS A\'E7\'F5ES PROGRAM\'E1TICAS E INSTRUMENTOS DE APOIO QUE SER\'E3O UTILIZADOS, EM CADA PER\'EDODO, PARA O APRIMORAMENTO DOS SISTEMAS DE MOBILIDADE URBANA E MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVI\'E7OS.\PAR
\PAR
PAR\'E1GRAFO \'FANICO. A INDICA\'E7\'E3O DE A\'E7\'F5ES E DOS INSTRUMENTOS DE APOIO A QUE SE REFERE O CAPUT SER\'E1 ACOMPANHADA, SEMPRE QUE POSS\'EDVEL, DA FIXA\'E7\'E3O DE CRIT\'E9RIOS E CONDI\'E7\'F5ES PARA O ACESSO AOS RECURSOS FINANCEIROS E \'E0S OUTRAS FORMAS DE BENEF\'EDCIOS QUE SEJAM ESTABELECIDOS.\PAR
\PAR
ART. 57 PARA OS FINS DESTA LEI, FICAM ESTABELECIDOS OS SEGUINTES CONCEITOS RELATIVOS A PRAZOS PARA IMPLEMENTA\'E7\'E3O DE MEDIDAS, CONTABILIZADOS A PARTIR DA PUBLICA\'E7\'E3O DESTA LEI:\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI3119\SL276\SLMULT1\QJ I\TAB - CURTO PRAZO, COMO SENDO O PER\'EDODO DE TEMPO CORRESPONDENTE A 2 (DOIS) ANOS;\PAR
II\TAB - M\'E9DIO PRAZO, COMO SENDO O PER\'EDODO DE TEMPO CORRESPONDENTE A 3 (TR\'EAS) ANOS;\PAR
III\TAB - LONGO PRAZO, COMO SENDO O PER\'EDODO DE TEMPO CORRESPONDENTE A 5 (CINCO) ANOS.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
ART. 58 ESTA LEI DEVER\'E1 CONSTITUIR BASE, NOS ASSUNTOS PERTINENTES A MOBILIDADE URBANA, PARA ELABORA\'E7\'E3O DA REVIS\'E3O DO PLANO DIRETOR.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ ART. 59 ESTA LEI DEVER\'E1 SER REVISTA EM PROCESSO AMPLO, DEMOCR\'E1TICO E PARTICIPATIVO, NO PRAZO DE 05 (CINCO) ANOS A PARTIR DA DATA DE SUA PUBLICA\'E7\'E3O.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI851\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ ART. 60 ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICA\'E7\'E3O, REVOGANDO- SE AS DISPOSI\'E7\'F5ES EM CONTR\'E1RIO\RDBLQUOTE\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI1134\LI2268\SL276\SLMULT1\QJ\TQC\TX4394\TQR\TX8789\FS22\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI1134\SL276\SLMULT1\QJ\TQC\TX4394\TQR\TX8789 MESA DIRETORA DA C\'E2MARA MUNICIPAL DE S\'E3O FELIX DO XINGU \ENDASH PAR\'E1, EM 24 DE NOVEMBRO DE 2021.\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI1135\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PAR
VER. \B GON\'E7ALO DE SOUSA ARA\'FAJO \B0 (MDB)\PAR
PRESIDENTE CMSFX\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI1135\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
VER. \B G\'E9RSICA DA SILVA MAGALH\'E3ES\B0 (PSD)\PAR
1\SUPER A \NOSUPERSUB SECRET\'E1RIA DA CMSFX\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\WIDCTLPAR\FI1135\SL276\SLMULT1\QJ\PAR
VER. \B MARIA EDNA DE OLIVEIRA SILVA \B0 (PSDB)\PAR
2\'AA SECRET\'E1RIA DA CMSFX\PAR
\PAR
\PARD\CF1\B\F1\FS18\PAR
}
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação | Observação |
---|---|---|---|---|---|
27/01/2021 | 02ª (Segunda) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 1º Período (01/02/2021 à 30/06/2021) de 3 de Fevereiro de 2021 mais | EXPEDIENTE | APROVADO | FAVORÁVEL |
Nome | Cargo | Orgão |
---|---|---|
Vossa Senhoria JOÃO CLEBER DE SOUZA TORRES |
PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO FELIX DO XINGU |
PREFEITURA MUNICIPAL |
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