Resumo
DISPÕE SOBRE A COOFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA MEBÊNGÔKRE (KAYAPÓ) NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGU - PA E A INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE ESTUDO DA LÍNGUA NO CURRÍCULO ESCOLAR, NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO LOCALIZADAS NAS REGIÕES EM QUE PREDOMINAM A POPULAÇÃO DESCENDENTE NO MUNICÍPIO.
Corpo da matéria
PROJETO DE LEI Nº. 005/2019-CMSFX, DE 27 DE AGOSTO DE 2019.
DISPÕE SOBRE A COOFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA MEBÊNGÔKRE (KAYAPÓ) NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGU - PA E O INCENTIVO DA DISCIPLINA DE ESTUDO DA LÍNGUA NO CURRÍCULO ESCOLAR, NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO LOCALIZADAS NAS REGIÕES EM QUE PREDOMINAM A POPULAÇÃO DESCENDENTE NO MUNICÍPIO.
justificativa
{\RTF1\FBIDIS\ANSI\ANSICPG1252\DEFF0\DEFLANG1046{\FONTTBL{\F0\FSWISS\FPRQ2\FCHARSET0 ARIAL;}{\F1\FROMAN\FPRQ2\FCHARSET2 SYMBOL;}{\F2\FROMAN\FPRQ2\FCHARSET0 TIMES NEW ROMAN;}{\F3\FNIL\FCHARSET0 CALIBRI;}}
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\VIEWKIND4\UC1\PARD\LTRPAR\LI57\SL360\SLMULT1\B\F0\FS24 PROJETO DE LEI N\'BA. 005/2019-CMSFX, DE 27 DE AGOSTO DE 2019.\PAR
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\PARD\LTRPAR\LI2835\SL360\SLMULT1\QJ DISP\'F5E SOBRE A COOFICIALIZA\'E7\'E3O DA L\'EDNGUA MEB\'EANG\'F4KRE (KAYAP\'F3) NO MUNIC\'EDPIO DE S\'E3O F\'E9LIX DO XINGU - PA E O INCENTIVO DA DISCIPLINA DE ESTUDO DA L\'EDNGUA NO CURR\'EDCULO ESCOLAR, NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO LOCALIZADAS NAS REGI\'F5ES EM QUE PREDOMINAM A POPULA\'E7\'E3O DESCENDENTE NO MUNIC\'EDPIO.\PAR
\PARD\LTRPAR\LI57\SL360\SLMULT1\QC\CF1\B0\PAR
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\PARD\LTRPAR\FI851\LI57\SL360\SLMULT1\QJ\CF0 A\B PREFEITA MUNICIPAL DE S\'C3O FELIX DO XINGU\B0 - ESTADO DO PAR\'E1, COM FUNDAMENTO NO INCISO V DO ART. 27 E INCISO XXV DO ARTIGO 90 LOM, FAZ SABER QUE O PLEN\'E1RIO DA\B C\'C2MARA MUNICIPAL \B0 APROVOU E ELA SANCIONA A SEGUINTE LEI:\PAR
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ART. 1\'BA. A L\'EDNGUA PORTUGUESA \'E9 O IDIOMA OFICIAL DA REP\'FABLICA FEDERATIVA DO BRASIL.\PAR
PAR\'E1GRAFO \'FANICO - FICA INSTITU\'EDDO O MEB\'EANG\'F4KRE (KAYAP\'F3) COMO L\'EDNGUA COOFICIAL NO MUNIC\'EDPIO DE S\'E3O F\'E9LIX DO XINGU - PA.\PAR
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ART. 2\'BA. A COOFICIALIZA\'E7\'E3O DA L\'EDNGUA MEB\'EANG\'F4KRE (KAYAP\'F3) OBRIGA O MUNIC\'EDPIO A:\PAR
\PARD\LTRPAR\FI-425\LI1418\SL360\SLMULT1\QJ I.\TAB MANTER OS ATENDIMENTOS AO P\'FABLICO, NOS \'F3RG\'E3OS DA ADMINISTRA\'E7\'E3O MUNICIPAL, NA L\'EDNGUA OFICIAL E NA L\'EDNGUA COOFICIALIZADA.\PAR
II.\TAB PRODUZIR A DOCUMENTA\'E7\'E3O P\'FABLICA, AS CAMPANHAS PUBLICIT\'E1RIAS, INSTITUCIONAIS, OS AVISOS, AS PLACAS INDICATIVAS DE RUAS, PRA\'E7AS E PR\'E9DIOS P\'FABLICOS E AS COMUNICA\'E7\'F5ES DE INTERESSE P\'FABLICO, NA L\'EDNGUA OFICIAL E NA L\'EDNGUA COOFICIALIZADA.\PAR
III.\TAB INCENTIVAR O APRENDIZADO E O USO DA L\'EDNGUA MEB\'EANG\'F4KRE (KAYAP\'F3), NAS ESCOLAS DA REDE P\'FABLICA MUNICIPAL E NOS MEIOS DE COMUNICA\'E7\'E3O.\PAR
\PARD\LTRPAR\LI708\SL360\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\LTRPAR\FI708\SL360\SLMULT1\QJ ART. 3\'BA. S\'E3O V\'E1LIDOS E EFICAZES, TODOS OS ATOS DA ADMINISTRA\'E7\'E3O P\'FABLICA, EDITADOS NA L\'EDNGUA MEB\'EANG\'F4KRE (KAYAP\'F3).\PAR
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ART. 4\'BA. O USO DA L\'EDNGUA MEB\'EANG\'F4KRE (KAYAP\'F3) N\'E3O SER\'E1 MOTIVO DE DISCRIMINA\'E7\'E3O, NO EXERC\'EDCIO DOS DIREITOS DE CIDADANIA, ASSEGURADOS PELA CONSTITUI\'E7\'E3O FEDERAL.\PAR
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ART. 5\'BA. AS PESSOAS JUR\'EDDICAS ESTABELECIDAS NO MUNIC\'EDPIO DE S\'E3O F\'E9LIX DO XINGU DEVER\'E3O ADOTAR ATENDIMENTO E MENSAGENS AO P\'FABLICO, NO IDIOMA OFICIAL E NAQUELE COOFICIALIZADO POR ESTA LEI.\PAR
\PAR
ART. 6\'BA. A ADMINISTRA\'E7\'E3O P\'FABLICA MUNICIPAL TER\'E1 UM PRAZO DE 05 ANOS PARA ADEQUA\'E7\'E3O DE SUAS ENTIDADES E DEPARTAMENTOS. \PAR
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ART. 7\'BA. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICA\'E7\'E3O.\PAR
\PARD\LTRPAR\FI851\LI57\SL360\SLMULT1\QJ\PAR
\PARD\LTRPAR\FI708\SL360\SLMULT1\QJ\CF2 PLEN\'E1RIO DA C\'E2MARA MUNICIPAL DE S\'E3O FELIX DO XINGU - ESTADO DO PAR\'E1, \CF0 EM 27 DE AGOSTO DE 2019.\PAR
\PARD\LTRPAR\FI708\LI57\SL360\SLMULT1\QJ\B\PAR
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\PARD\LTRPAR\FI708\SL360\SLMULT1\QJ\B0 VER.\B RAYLSON DE SOUSA TEIXEIRA \B0 (PP)\B\PAR
\PARD\LTRPAR\SL360\SLMULT1\QJ\B0\PAR
\PARD\LTRPAR\SA200\SL276\SLMULT1\TX615\TAB\PAR
\PAR
\PARD\LTRPAR\QC\TQC\TX4252\TQR\TX8504\TQR\TX9638\CF2\B JUSTIFICATIVA\B0\PAR
\PARD\LTRPAR\QJ\TQC\TX4252\TQR\TX8504\TQR\TX9638\B\PAR
\PARD\LTRPAR\FI851\SL360\SLMULT1\QJ\TQC\TX4252\TQR\TX8504\TQR\TX9638 ESTE PARLAMENTAR VEM POR MEIO DESTE APRESENTAR A PROPOSTA DE \CF3\B0 COOFICIALIZA\'E7\'E3O\CF2\B DA LINGUA KAYAP\'F3 NO MUNIC\'EDPIO DE S\'E3O F\'E9LIX DO XINGU, ENTRE OUTRAS PROVID\'EANCIAS, CONFORME MINUTA DE PROJETO APRESENTADA POR PROFISSIONAIS NA \'E1REA DA EDUCA\'E7\'E3O DO MUNIC\'EDPIO, EM ESPEC\'EDFICO JUNTO AS COMUNIDADES IND\'EDGENAS. ENTRE ESSES ILUSTR\'EDSSIMOS PROFISSIONAIS, MESTRES E MESTRANDOS EM LINGUISTICA E LINGUAS INDIGENA, EST\'E3O AS MESTRAS: AS SENHORAS CLAUDIANE DA SILVA MENEZES, DILCILENE DA SILVA MENEZES, ELICIA DAS MERC\'EAS BATISTA DA SILVA; E OS MESTRANDOS: OS SENHORES CL\'E9BSON DE OLIVEIRA ALVES, CL\'E9DSON MENDON\'E7A J\'FANIOR, N\'E1DIA FERNANDA BARBOSA RIBEIRO. EXCELENTES PROFISSIONAIS, TODOS LOTADOS NO QUADRO DE PROFISSIONAIS DO MUNIC\'EDPIO.\B0\PAR
\PAR
\B TOMANDO COMO PRIMICIA NOSSA ATUA\'E7\'E3O EFETIVA JUNTO AOS POVOS IND\'EDGENAS, E COM O APOIO DESSA CLASSE DE PROFISSIONAIS CITADAS, VIMOS A NECESSIDADE E POSSIBILIDADE DO PRESENTE PROJETO, PARA A VALORIZA\'E7\'E3O CULTURAL DE NOSSO MUNIC\'EDPIO E DE SEUS NATIVOS. DIANTE DISSO UTILIZAMO-NOS DE TRECHOS UTILIZADOS DAS PROPOSTAS APRESENTADAS PARA COMPOR NOSSA JUSTIFICATIVA.\B0\PAR
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\PARD\LTRPAR\LI2268\SL360\SLMULT1\QJ\TQC\TX4252\TQR\TX8504\TQR\TX9638\B\LDBLQUOTE A CONSTITUI\'E7\'E3O BRASILEIRA DE 1988, NO ART. 13, ESTABELECE QUE \LDBLQUOTE A L\'EDNGUA PORTUGUESA \'E9 O IDIOMA OFICIAL DA REP\'FABLICA FEDERATIVA DO BRASIL\RDBLQUOTE . ENTRETANTO, NO PA\'EDS, CENTENAS DE OUTRAS L\'EDNGUAS S\'E3O FALADAS E N\'E3O V\'EAEM, MUITAS VEZES, SEU RECONHECIMENTO E DE SEUS FALANTES.\B0\PAR
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\B COMO FORMA DE VALORIZA\'E7\'E3O DA DIVERSIDADE LINGU\'EDSTICA E PROTE\'E7\'E3O DO PATRIM\'F4NIO CULTURAL LOCAL, MUITOS MUNIC\'EDPIOS SE ENGAJARAM NO PROCESSO DE COOFICIALIZA\'E7\'E3O, COMO FORMA JUR\'EDDICA DE GARANTIR POL\'EDTICAS P\'FABLICAS DE PRESERVA\'E7\'E3O, INCENTIVO E APRENDIZADO DAS L\'EDNGUAS FALADAS EM SEUS TERRIT\'F3RIOS.\B0\PAR
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\B SEGUEM ALGUNS EXEMPLOS\B0 \B DE \CF3 LEIS MUNICIPAIS DE COOFICIALIZA\'E7\'E3O DE L\'EDNGUAS BRASILEIRAS:\CF2\B0\PAR
\PARD\LTRPAR\LI2268\QJ\CF0\F1\FS22\'B7\TAB\F0 LEI N\'BA 145, DE 11/12/2002. DISP\'F5E SOBRE A COOFICIALIZA\'E7\'E3O DAS \B L\'EDNGUAS NHEENGATU, TUKANO E BANIWA\B0 , \'E0 L\'EDNGUA PORTUGUESA, NO MUNIC\'EDPIO DE \B S\'E3O GABRIEL DA CACHOEIRA\B0 /ESTADO DO AMAZONAS. \PAR
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\F1\'B7\TAB\F0 LEI N.\'BA 987/2007, DE 27/07/2007. DISP\'F5E SOBRE A COOFICIALIZA\'E7\'E3O DA \B L\'EDNGUA POMERANA\B0 NO MUNIC\'EDPIO DE \B PANCAS\B0 [ES] E A INCLUS\'E3O DA DISCIPLINA DE ESTUDO DA L\'EDNGUA NO CURR\'EDCULO ESCOLAR, NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO LOCALIZADAS NAS REGI\'F5ES EM QUE PREDOMINAM A POPULA\'E7\'E3O DESCENDENTE NO MUNIC\'EDPIO. \PAR
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\F1\'B7\TAB\F0 LEI N\'BA 1136/2009. DISP\'F5E SOBRE A COOFICIALIZA\'E7\'E3O DA \B L\'EDNGUA POMERANA\B0 NO MUNIC\'EDPIO DE \B SANTA MARIA DE JETIB\'E1\B0 , ESTADO DO ESP\'EDRITO SANTO.\PAR
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\F1\'B7\TAB\F0 PROJETO LEGISLATIVO 132/2010, DE 09/02/2010. DISP\'F5E SOBRE A COOFICIALIZA\'E7\'E3O DA \B L\'EDNGUA HUNSR\'FCCKISCH\B0 NO MUNIC\'EDPIO DE \B ANT\'F4NIO CARLOS\B0 E A INCLUS\'E3O DA DISCIPLINA DE ESTUDO DA L\'EDNGUA NO CURR\'EDCULO ESCOLAR NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. \PAR
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\PARD\LTRPAR\LI2268\SA200\SL360\SLMULT1\QJ\FS24 DESSA FORMA, S\'E3O F\'E9LIX DO XINGU, COMO MUNIC\'EDPIO QUE ABRANGE A TERRA IND\'EDGENA KAYAP\'F3 COM CERCA DE 4548 FALANTES, DO TOTAL ESTIMADO EM 11.675 IND\'EDGENAS MEB\'EANG\'F4KRE (SESAI, 2014) DISTRIBU\'EDDOS NAS DIVERSAS RESERVAS E CIDADES NO PAR\'E1 E MATO GROSSO, ESTAR\'E1 NA VANGUARDA DE UMA POL\'EDTICA QUE VALORIZA A DIVERSIDADE LINGU\'EDSTICA. \PAR
\PARD\LTRPAR\FI708\SA200\SL360\SLMULT1\QJ DIANTE DISSO, ESSA LEI SER\'E1 UMA VIA JUR\'EDDICA PARA MUITOS BENEF\'EDCIOS, DENTRE ELES: O ATENDIMENTO AO P\'FABLICO NA L\'EDNGUA COOFICIAL, SEJA NAS REPARTI\'E7\'F5ES P\'FABLICAS OU EMPRESAS PRIVADAS DA REGI\'E3O; A POSSIBILIDADE DE ALFABETIZA\'E7\'E3O EM L\'EDNGUA MATERNA NAS ESCOLAS IND\'EDGENAS; O ESTUDO COMO DISCIPLINA NAS URBANAS; POSTERIORMENTE A PRODU\'E7\'E3O DE MATERIAIS DID\'E1TICOS PARA REDE MUNICIPAL DE ENSINO; A ELABORA\'E7\'E3O DE DOCUMENTOS NA L\'EDNGUA; A VALORIZA\'E7\'E3O DOS FALANTES; A PRESERVA\'E7\'E3O DA CULTURA, DOS SABERES TRADICIONAIS; O FORTALECIMENTO DA L\'EDNGUA E RECONHECIMENTO DAS TERRAS IND\'EDGENAS; A QUALIFICA\'E7\'E3O DE DIVERSOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM E CONVIVEM COM OS POVOS ORIGIN\'E1RIOS.\F2\PAR
\F0\PAR
VER. \B RAYLSON DE SOUSA TEIXEIRA\B0 (PP)\PAR
\PARD\LTRPAR\CF2\B\F3\FS18\PAR
}
Data | Sessão | Expediente | Fase | Situação | Observação |
---|---|---|---|---|---|
03/09/2019 | 05ª (Quinta) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 2ª Período (01/08/2019 à 31/12/2019) de 3 de Setembro de 2019 mais | ENCAMINHAMENTO | EM ANÁLISE | EM TRAMITAÇÃO | |
18/09/2019 | 08ª (Oitava) Sessão Ordinária da 15ª (Décima Quinta) Legislatura (2017 - 2020) - 2ª Período (01/08/2019 à 31/12/2019) de 18 de Setembro de 2019 mais | ORDEM DO DIA | APROVADO | FAVORÁVEL | PROCESSO Nº 023-2019 APROVADO NA 8ª SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIAS 18 DE SETEMBRO DE 2019. |
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