REITERA A INDICAÇÃO 118/2014 QUE INDICA AO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, ATRAVÉS INSTITUTO DE TERRAS DO PARÁ - ITERPA A NECESSIDADE DE INSTALAR ESCRITÓRIO REGIONAL DESCENTRALIZADO DO ITERPA NO MUNICÍPIO DE SÃO FELIX DO XINGU - PARÁ.
INDICAÇÃO Nº. 015/2019-CMSFX.
ASSUNTO: REITERA A INDICAÇÃO 118/2014 QUE INDICA AO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, ATRAVÉS INSTITUTO DE TERRAS DO PARÁ - ITERPA A NECESSIDADE DE INSTALAR ESCRITÓRIO REGIONAL DESCENTRALIZADO DO ITERPA NO MUNICÍPIO DE SÃO FELIX DO XINGU - PARÁ.
AUTORIA: ODERLEIA RODRIGUES DOS SANTOS CASTRO (PSC).
JUSTIFICATIVA:
O SUL DO PARÁ, AO LONGO DE SUA HISTÓRIA TEM SIDO PALCO DE INFINDÁVEIS E TRAUMÁTICAS DISPUTAS PELA POSSE DA TERRA, QUER SEJA DA PARTE DO PEQUENO, DO MÉDIO OU DO GRANDE INVESTIDOR E/OU SUPOSTO PROPRIETÁRIO.
ESSAS DEMANDAS TÊM SE MOSTRADO COMO UMA FERIDA EXPOSTA, ENQUANTO, ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS EM SUA INÉRCIA ADMINISTRATIVA, PROLONGAM E ACIRRAM AINDA MAIS AS LUTAS PELA POSSE LEGAL DA TERRA.
SÃO FELIX DO XINGU, COMO O SEGUNDO MAIOR MUNICÍPIO PARAENSE, PARTICULARMENTE, É O MAIS AFETADO, UMA VEZ QUE, EM GERAL GRANDE PARTE DE SUAS PROPRIEDADES NÃO POSSUEM DOCUMENTAÇÃO DEFINITIVA, O QUE DIFICULTA A ASSISTÊNCIA AOS PRODUTORES RURAIS E O ACESSO AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, SEM FALAR NA SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA NO QUE SE REFERE AO DIREITO A PROPRIEDADE.
PENSANDO EM UM FUTURO MENOS PESSIMISTA, NA ESPERANÇA DE QUE DIAS MELHORES VIRÃO NESSE GOVERNO, RECLAMAMOS AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE PERMITAM A INSTALAÇÃO DE UM ESCRITÓRIO REGIONAL DESCENTRALIZADO DO ITERPA NO MUNICÍPIO DE SÃO FELIX DO XINGU, CAPAZ DE ATENDER AS DEMANDAS DA REGIÃO XINGUENSE.
FACE A ESSAS CONSIDERAÇÕES, APRESENTAMOS A SEGUINTE INDICAÇÃO:
INDICAÇÃO:
DIANTE DO ACIMA EXPOSTO O VEREADOR QUE A ESSA SUBSCREVE, PROPÕE NA FORMA DO ARTIGO 229 DO REGIMENTO INTERNO, REITERANDO A INDICAÇÃO 118/2014, QUE SE INDIQUE AO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ, ATRAVÉS INSTITUTO DE TERRAS DO PARÁ - ITERPA A NECESSIDADE DE INSTALAR ESCRITÓRIO REGIONAL DESCENTRALIZADO DO ITERPA NO MUNICÍPIO DE SÃO FELIX DO XINGU - PARÁ
SÃO FÉLIX DO XINGU - PARÁ, EM 19 DE AGOSTO DE 2019.
VERª. ODERLÉIA RODRIGUES DOS SANTOS CASTRO (PSC)